Blog

Fique informado das notícias do mercado imobiliário

6 dicas de decoração para quartos compactos

Cama, guarda-roupa, mesas de cabeceira, sapateira, estante de livros, poltrona? Como fazer todos esses móveis caberem no quarto?


Publicado em 06 Fevereiro 2018

Compartilhe:    

6 dicas de decoração para quartos compactos

Hoje, os imóveis estão cada vez menores, por isso, a decoração dos ambientes da casa deve ser otimizada, e ao contrário do que se possa pensar, isso não significa que os cômodos ficarão sem personalidade.

Listamos algumas dicas simples de decoração que ajudam a organizar quartos compactos para que você obtenha um ambiente confortável e autêntico. Confira!

 

1- Dê preferência à funcionalidade dos móveis

Funcionalidade é a palavra-chave na hora de decorar um quarto pequeno. Os móveis certos ajudam na organização de pequenos objetos e a descartar outros móveis que ocupariam muito espaço. A cama, por exemplo, é indispensável para o quarto, mas ocupa grande parte do espaço, por isso, o ideal é que você escolha opções que ofereçam local para armazenagem de objetos, como a cama box baú. Nela, você pode guardar edredons, travesseiros e almofadas, por exemplo.

 

2- Escolha um guarda-roupas com portas de correr

Guarda-roupas convencionais com portas de dobradiça podem não ser a melhor escolha para decorar um quarto pequeno. Isso porque esses móveis demandam mais espaço para que as portas possam abrir sem atrapalhar a circulação, e, em alguns casos, isso pode limitar os locais em que você pode colocá-lo.

Guarda-roupas com portas de correr são ótimas opções tanto para quartos de solteiro quanto para quartos de casal. Suas portas não atrapalham a circulação no ambiente e possibilitam que ele seja posicionado, inclusive, ao lado da cama. Outra vantagem desse tipo de móvel é que muitos modelos vêm com espelho na porta, o que ajuda a dar uma sensação de amplitude ao local.

 

3- Aposte em luminárias pendentes

A iluminação ao lado da cama é muito útil e não precisa ser descartada nos casos em que o quarto é pequeno. Você pode optar por luminárias pendentes do teto ou arandelas presas à parede. Além de ser uma solução moderna e simples, você deixa o espaço da mesa de cabeceira livre para outros objetos.

 

4- Instale espelhos nas paredes

Como já foi dito, os espelhos dão a sensação de que o cômodo é maior, por isso, vale a pena instalá-los em lugares estratégicos, como atrás da cabeceira da cama. O resultado fica bem bonito e é muito útil na hora de se arrumar.

 

5- Não se esqueça das prateleiras

Elas são muito úteis para guardar itens de decoração, porta-retratos, livros, entre outros objetos menores. A vantagem das prateleiras é que elas ficam fixas na parede, por isso, não ocupam espaço no chão. Além disso, existem vários tamanhos, o que facilita na hora de adaptá-las a diferentes espaços.

 

6- Adapte o seu criado-mudo

A ideia para a decoração de ambientes reduzidos é que todos os móveis sejam bem utilizados, então, por que não transformar o seu criado-mudo em uma pequena escrivaninha ou penteadeira? Há vários móveis interessantes que podem desempenhar essa função e dar ainda mais personalidade ao seu quarto.

Com dicas simples como essas e um pouco de criatividade, você consegue decorar um espaço funcional e aconchegante, independentemente do tamanho!


Fonte: Cenário MT