Blog

Fique informado das notícias do mercado imobiliário

5 dicas para manter as plantas em casa saudáveis e bonitas

Prestar a atenção na quantidade de água e no tipo de vaso ajuda a manter as folhas lindas


Publicado em 10 Novembro 2020

Compartilhe:    

5 dicas para manter as plantas em casa saudáveis e bonitas

Já faz alguns anos que ter plantas em casa tornou-se uma forte tendência de comportamento. E não é para menos: elas trazem muito bem-estar para o nosso dia a dia. Mas, para garantir que elas fiquem sempre bonitas e saudáveis, é preciso dedicar tempo para alguns cuidados. Por isso, listamos algumas dicas que podem te ajudar sem exigir muito esforço. Veja abaixo!

 

1. Pulverize água regularmente

Muitas plantas gostam de umidade. Não apenas nas raízes, mas também nas folhas. A melhor opção é fazer isso com um pulverizador à distância, garantindo que todas as folhas recebam um pouco de água. Esta dica não se aplica à plantas suculentas. As suculentas são originárias de regiões áridas, portanto, precisam de menos água do que as outras.

 

2. Vasos

Por mais que as plantas e a terra precisem de umidade, elas não podem se “afogar” em água. Para isso, é importante que os vasos tenham furos na parte inferior para que o excesso possa ser drenado. Outro ponto importante é o tipo de terra, que pode variar de acordo com a planta. Geralmente, as embalagens vêm identificadas para qual espécie de planta o solo é adequado.

 

3. Mudança de cor

Se as pontas das folhas ficam marrons, isso significa que sua planta precisa de mais água. Se o solo estiver muito seco, regue a planta com mais frequência. Já se ela ficar com aspecto amarelado, pode ser excesso de água, nesse caso existem duas opções: você está regando mais do que precisa ou você precisa trocar a terra.

 

4. Faça um cronograma de rega

Esse talvez seja o ponto mais importante, afinal água demais ou de menos pode ser muito prejudicial para a planta. Assim, a nossa sugestão é criar um cronograma para garantir que a planta receba a quantidade adequada, no tempo certo. Fique atenta aos tipos de plantas: as tropicais precisam de água uma vez por semana (regue regularmente as folhas), já as plantas suculentas são regadas uma vez a cada duas semanas.

 

5. Limpeza

Se o pó acumular nas folhas, a planta pode ficar sem respirar. Por isso, é importante manter as folhas limpas. É melhor fazer isso com um pano de microfibra levemente úmido, mas um pedaço de papel úmido também funciona. É preciso fazer isso com um pouco mais de atenção, pois todas as folhas precisam ficar limpinhas.


Fonte: Casa.com.br