Blog

Fique informado das notícias do mercado imobiliário

Como usar tijolos aparentes em diferentes cômodos da casa

Clássicos, os tijolinhos aparentes nunca saem de moda. Confira as dicas de como utilizá-los


Publicado em 06 Dezembro 2018

Compartilhe:    

Como usar tijolos aparentes em diferentes cômodos da casa

Além de trazer um clima despojado e aconchegante para a casa, o tijolo aparente tem funcionalidades interessantes, como um bom isolamento térmico, acústico, durabilidade e ainda um custo baixo.

É possível criar uma decoração linda e funcional para os ambientes ao escolher esse material, sem a necessidade de grandes intervenções. O que, aliás, é uma ótima notícia para quem quer repaginar espaços.

Ele pode ser usado tanto na textura original, como pintado nas cores de sua preferência. E como o sua estética é muito versátil, adaptando-se a diversos estilos, o tijolo aparente pode ser aplicado em diversas áreas da casa.

Saiba como compor uma bela decoração em cada ambiente, usando esse elemento natural de forma criativa em sua casa. Confira as dicas elaboradas pela equipe de especialistas do Viva Decora:

 

Na sala

Por ser um material versátil e combinar com vários estilos, é possível criar diferentes composições com a sua utilização na casa.

Se a ideia é usar um mobiliário mais moderno e criar um ambiente contemporâneo, uma dica é utilizar os tijolos à vista pintados de branco, que trazem a aparência de um ambiente mais clean, leve e delicado.

A utilização desse método não recebe lixamento, o que traz mais facilidade para a sua aplicação.

A neutralidade que este efeito traz permite investir em móveis mais modernos e de design diferenciado.

Para criar uma atmosfera mais rústica nesta área da casa, é possível utilizar o tijolo aparente em tonalidades claras também, mas com um acabamento envelhecido.

Para conseguir este efeito, conhecido como junta frisada, a técnica é sobressair o rejunte em diferentes níveis, pois a argamassa não preenche totalmente o espaço.

Neste caso, vale inserir elementos naturais na decoração como plantas e móveis de madeira.

Usado em sua cor natural, o tijolo pode criar um ambiente moderno quando combinado com os elementos certos:

Use uma estrutura de metal aparente para a fiação da iluminação, pendentes modernos e acrescente objetos de valor pessoal, um técnica que está muito em alta: discos de vinil, toca discos e pôsteres da banda favorita são perfeitos para criar esta atmosfera despojada para a sua casa.

Neste exemplo, o rejunte não fica aparente, por isso dá um efeito em que os tijolos parecem estar empilhados.

A área da lareira também é uma oportunidade para a instalação dos tijolinhos à mostra, já que remetem a um ambiente rústico e acolhedor.

 

Nas área Gourmet

O isolamento térmico que o tijolo aparente proporciona faz dele um ótimo material para churrasqueiras e fornos à lenha, em áreas gourmet.

O material pode compor toda a área de churrasco e do forno.

Para combinar com o efeito rústico do tijolo aparente, vale investir em móveis tradicionais em madeira.

A atmosfera acolhedora fica perfeita para o almoço em família

Para a instalação nessas áreas, deve-se atentar para a realização de acabamento impermeabilizado, para assim evitar o aparecimento de fungos, limo e retardar o desgaste do material.

 

Nos quartos

O tijolo no estilo de demolição pode ser uma ótima opção de decoração para um quarto moderno.

Fazer a sua instalação apenas eu um pedaço de uma parede de destaque traz um charme especial para o quarto.

Este acabamento é interessante pois tem uma aparência mais rústica, que é alcançada pela retirada do reboco.

A união com outros artigos decorativos, estantes com objetos de decoração que remetam ao seu estilo e ornamentos metálicos, podem trazer um ar mais descolado ou mais aconchegante, dependendo da forma com que você escolher harmonizar.

Uma opção para economizar no investimento e evitar o quebra qurbra de uma reforma, é a instalação de papéis de parede que imitam o tijolo, facilmente encontrados em lojas especializadas.

O mais difícil mesmo é não se apaixonar pelos tijolinhos aparentes. Escolha o estilo que mais combina com você e sua casa e mãos à obra.


Fonte: Exame